Tentar servir a todos é um erro

Já parou pra pensar que produtos bem sucedidos parecem servir a todos?

O Google permite que qualquer pessoa pesquise por qualquer coisa.

O Spotify permite que qualquer pessoa escute qualquer música.

O Evernote permite que qualquer pessoa armazene quaisquer anotações.

O Basecamp permite que qualquer time gerencie quaisquer projetos.

E por aí vai…

Mas quando estamos desenhando um produto, não é bem assim que as coisas funcionam. Se não tivermos foco, dificilmente vamos conseguir tomar decisões.

Recentemente, trabalhei na inception de um produto. Logo no início do processo, enquanto meus colegas discutiam o público alvo, lembrei da frase que escutei de Rob Fitzpatrick.

As startups em sua maioria não morrem de fome, elas se afogam.

Realmente a falta de foco é uma das principais razões que levam startups/produtos a falharem. Além disso, ela prejudica em diferentes pontos e momentos da vida de um produto ou de uma startup. Isto, pois essa falta de foco se trata mais de uma causa do que de um efeito.

Quando tentamos abraçar todas as pessoas e seus problemas, acabamos avançando poucos centímetros em várias direções, o que é exatamente o contrário do que um bom produto começa fazendo.

Nessa hora, uma das primeiras coisas que nos vêm em mente é aquele velho papo sobre nicho exaustivamente falado em milhares de materiais sobre produto, marketing e empreendedorismo.

Mas não é sobre isto que estou falando. Eu estou me referindo a algo com muito mais foco do que estabelecer um nicho, estou falando de Customer Slicing.

Uma breve explicação sobre Customer Slicing

Quando trabalhamos num produto, ainda mais no início, decidir com quem conversar (e aprender) é muito importante. O problema é que essa atividade geralmente não recebe a devida atenção.

É aqui que entra o Customer Slicing, uma técnica de funilamento de um nicho com o fim de deixar nosso entendimento sobre os clientes mais coeso e focado. A primeira vez que ouvi falar dessa técnica foi no livro o “Teste da Mãe” de Rob Fitzpatrick.

Para aplicar Customer Slicing, precisamos partir de um segmento (nicho ou seus clientes mesmo) e “fatiá-lo” em grupos menores até que tenhamos um público bastante tangível com quem possa falar.

Mas como fazer essas fatias na prática?

Precisamos, pensar no grupo inicial (pode ser nossos clientes) e, então, questionarmos sobre o seguinte:

  1. Que tipo de pessoa teria mais interesse?
  2. Todos comprariam/usariam o produto ou só determinadas pessoas?
  3. Qual o problema específico dessas pessoas?
  4. Todos têm a motivação “certa” ou só uma parte?
  5. Há outras motivações além das pensadas inicialmente?

Depois de “rodar essas perguntas”, devemos nos questionar se está muito claro quem poderá ser parte desse grupo inicial de pessoas que podem realmente utilizar nosso produto.

E sim, estamos falando dos early adopters (o pessoal da faixa verde da imagem abaixo).

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